Antes de falar sobre os exercícios propriamente ditos, vamos falar um pouco sobre dois pontos importantes para o desenvolvimento muscular dos cães: a alimentaçãoe e a suplementação.
Alimentação: Para o desenvolvimento de massa muscular é muito importante a presença de proteínas na dieta. As proteínas são como os tijolos de uma casa; quanto mais tijolos, mais altas as paredes, maior a casa... Existem várias marcas de rações hoje em dia no mercado, sendo difícil indicar esta ou aquela marca específica. Todas as rações são balanceadas, mas para o aumento de massa muscular dê preferência áquelas com maior teor de proteínas (rações para cães ativos). É muito importante também a quantidade de gorduras e carboidratos da ração pois são eles que irão fornecer a energia para as atividades diárias do seu cão. Neste caso, as rações light não são indicadas.
Vitaminas e minerais são também muito importantes. Algumas vitaminas são A, D, E, K e as vitaminas do complexo B, especialmente a tiamina, niacina e cianocobalamina (B1, B3 e B12) “os famosos anabolizantes naturais”. A vitamina A tem um papel importante na saúde dos ligamentos e tendões. A vitamina D é importante para a manutenção do equilíbrio do cálcio e fósforo. A vitamina E é um anti-oxidante que atua prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a pelagem e auxilia na produção de óvulos e espermatozóides. A vitamina K é importante para manter boas condições sanguíneas. A tiamina ajuda a minimizar os efeitos do stress após exercícios intensos, a niacina atua no metabolismo do carboidrato, e é necessária para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue. |
Suplementação: Uma ração de boa qualidade fornecerá ao seu cão todos os nutrientes que o organismo dele precisa para as atividades normais do dia a dia. Em casos específicos, onde o animal exerce uma maior atividade física pode ser feita suplementação desde que sempre orientada pelo Médico Veterinário. Hoje em dia existe uma imensa variedade de suplementos nutricionais para cães e até alguns específicos para cada raça. O mais importante na escolha desses suplementos é saber exatamente para que servem e seguir as recomendações do Veterinário que receitou. Existem suplementos a base de aminoácidos(precursores das proteínas), a base de carboidratos (energéticos), a base de ácidos graxos(gorduras) e muitos outros que podem combinar vários elementos num só. É muito comum vermos pessoas que compram suplementos por conta própria e nem sabem para que servem, muitas vezes utilizando apenas energéticos para o trabalho de ganho de massa muscular (os energéticos fornecem apenas a energia para a célula trabalhar, mas é a proteína - ou melhor os aminoácidos - que farão a célula crescer ou aumentar a sua quantidade). Além disso o uso excessivo de aminoácidos pode sobrecarregar os rins do cão, levando a problemas futuros. Outro suplemento que têm sido utilizado com freqüência é a creatina, que se usada corretamente fornece uma maior quantia de energia disponível para a célula. Seu uso requer muito cuidado, pois além de não ser estabelecida a dose correta para cães, ela pode sobrecarregar muito os rins pela retenção líquida que provoca. Esse inchaço que provoca nas células faz com que o cão pareça mais forte, mais musculoso, mas a creatina apenas facilita o trabalho da músculo, liberando mais energia.
Por esse e outros motivos é sempre importante a orientação do médico veterinário, indicando o suplemento e calculando a dosagem adequada para cada cão e cada situação específica. |
0 comentários:
Postar um comentário