O que é o pedigree?
Pedigree é o nome dado ao documento que contém a árvore genealógica de um animal, seus pai, avós e bisavós. Mais que isso, é a garantia de que seu animal seja de raça pura. Neste documento deve constar as características básicas do animal padronizadas de acordo com a raça, variedade e pelagem (tipo e cor) mostrando os ascendentes do animal, pelo menos até a terceira geração.
No Brasil criou-se um mito de que o pedigree encarece o filhote; criadores desonestos falam isso para o comprador para que eles realmente não queiram o pedigree. Isso ocorre, geralmente, porque o criador ou não tem o pedigree dos pais, portanto não pode registrar; ou porque ao registrar, ele assume a responsabilidade de estar vendendo um animal de raça pura e, infelizmente, muitas vezes os animais são mestiços.
O criador gasta em média R$40,00 para registrar um cachorro e emitir um documento de Pedigree, portanto um valor irrisório. O preço do filhote, seja ele caro ou barato, refere-se à linhagem, padrão da raça e qualidade dos cuidados dispensados pelo criador aos cães de sua criação.
O pedigree é a única garantia de que seu cão seja mesmo de determinada raça. Um cão sem pedigree é um cão sem nenhuma garantia quanto à procedência, temperamento ou, até mesmo, é um cão com alguma incapacitação que impossibilitou o criador de obter o seu registro.
No pedigree estará o nome do cão, do canil e de todos os cães que contribuíram geneticamente para a formação do seu filhote.
Portanto ao comprar um filhotinho, exija o pedigree.
0 comentários:
Postar um comentário